A nossa capacidade vem de Deus

O foco no resultado é algo que ainda vemos nos dias de hoje. O foco no resultado é que faz com que trabalhemos nas nossas próprias forças. Tudo aquilo que podemos contar é o que queremos ter, e o foco nisso, faz com que a gente tire a nossa dependência de Deus e coloque a dependência em nós mesmos.

Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. 2 Coríntios 3:4-6 - NVI

Existem dois tipos de capacidade que podemos usar: a capacidade humana e a capacidade de Deus. Uma tem os olhos voltados para aquilo que você pode fazer e o resultado disso define quem você é, a outra foca em quem você é, para que então você possa fazer. Essa é a diferença entre a capacidade do homem e a capacidade de Deus.

Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará". Gênesis 3:19 - NVI

Depois do pecado, por ter sido expulso do jardim, o homem passou a viver na sua capacidade. E Paulo fala que se ainda buscamos resultados, significa que o que existe em você está corrompido, isso é fruto do pecado. Você precisa mudar o foco, ou seja, existe um tipo de ser humano que ainda vive como pessoas expulsas da presença de Deus, mas existem outro tipo de pessoas:

Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. Eles não são do mundo, como eu também não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade. João 17:15-19 - NVI

Mas existem seres humanos que vivem como enviados por Deus. Existe uma diferença enorme entre esses dois tipos de pessoas. Pessoas que buscam na sua força, vivem como pessoas expulsas da presença de Deus, vivendo através do suor do seu rosto. E existem pessoas que são enviadas, e quem é enviado por alguém o cartão que você usa é de quem te enviou, o seu sustento quem te dá é quem te enviou. Ou seja, aqueles que são enviados por Deus, recebem a sua capacidade, habilidade para fazer algo de Deus. A sua capacidade vem do Espírito. Trabalhar por ser expulso, é no suor do seu rosto, trabalhar como enviado é ser capacitado pelo Espírito.

Na graça trabalhamos porque somos, por isso fazemos mais do que todos os outros, a graça de Deus em nós nos leva a fazer mais do que todos os outros, porque nós já somos, nós não fazemos para conquistar, mas fazemos porque temos a certeza de que somos e somos Nele, somos mais que vencedores, nós temos a vitória certa, nós sabemos o que vai acontecer, nós fazemos por amor.

Devemos estar certos de que a nossa capacidade vem de Deus.

Romulo Carvalho

Endereço:

Rua Eng. Niepce da Silva, 139,

Portão, Curitiba

Telefone:

(41) 3015-8289